Linhas de Esquerda
O blog da "resistence" ao poder estabelecido, "Fachó-Chic"


segunda-feira, junho 30, 2003  

Depois telefonamos Depois de uma fraqueza minha, que me fez render às forças do liberalismo alcoólico este fim-de-semana e sofrer como sempre as nefasta consequências do alastrar deste movimento político, a resposta ao Prof. João Miranda segue logo que me seja fisicamente possivel. Com a esperança da compreensão de todos(calma Real que já te dou motivo de comentar).
JAK

posted by JAK | 11:47 da manhã



sexta-feira, junho 27, 2003  

Ser ou não ser? Eu não sou anti-globalização, sou anti-esta-globalização.

posted by JAK | 3:10 da tarde

 

Nike admits abuse at Indonesian plants Penso que a discussão mantida neste blogue relativamente às condições de trabalho nas fábricas da Nike nos países do terceiro mundo se resolve com a leitura desta notícia. Espero que os blogues que cegamente defenderam a Nike e a sua boa vontade em melhorar as condições de vida dos pobrezinhos admitam o seu erro(como é a sua política comum esta exigência).
PS- Este post foi modificado de modo a fazer um link ainda mais recente.

posted by JAK | 3:02 da tarde

 

O mundo nas suas mãos É este o homem a quem o nosso governo presta vasalagem? Assim vai o mundo.

posted by JAK | 10:43 da manhã

 

Esther a cómica Porque é que o público oferece uma coluna inteira à ministra da informação israelita? Mais valia ir logo à fonte e publicar os discursos de Ariel Sharon.

posted by JAK | 10:05 da manhã

 

Os políticos que temos são os políticos que merecemos Mais de 30 políticos de vários partidos querem ver justificada a sua falta no dia da final da taça UEFA. O presidente da assembleia não quer justificar (vá-se lá saber porquê) e o Fernando Gomes ainda diz que o presidente da assembleia não tem de vir dar bitaites sobre se as justificações são válidas. Isto somado ao facto de todos os deputados meterem ao bolso o dinheiro dos passes sociais, ainda que nenhum o tenha, mostra a qualidade da nossa classe política. Que tal a nova reforma da AP abranger a carreira do deputado. Aí o problema não seria de ultrapassar as quotas para os excelentes mas sim o de preenche-las.

posted by JAK | 10:01 da manhã



quinta-feira, junho 26, 2003  

Graus de pobreza... intelectual É sempre bom saber que o nosso ministro da "solidariedade" utiliza os mesmos parâmetros para medir a pobreza que a ONU utiliza no Ruanda, Sudão e Mauritânia. Tentar escamotear os níveis de pobreza e desigualdade existentes em Portugal é lamentável. Mas como é que este governo poderia prosseguir a sua política de desinvestimento nas causas sociais se os números apresentados no estudo "A luta contra a pobreza e a exclusão social em Portugal - Experiências do Programa Nacional da Luta Contra a Pobreza" fossem verdadeiros e realistas.

posted by JAK | 2:41 da tarde

 

Com as calças em baixo As reacções dos nossos deputados à reportagem da TVI sobre o subsídio do passe social do qual todos eles se apropriam indevidamente foi lamentável. É verdade que ninguém gosta de ser apanhado com as calças em baixo, mas não havia razão para atitudes como as do Jaime Gama ou da Joaninha Amaral Dias(entre outros tantos). A pose de virgens ofendidas não lhes fica nada bem, fechando as pernas ao primeiro piropo. Se é por 22€ que temos melhor governo fiquem lá com o subsídio. É giro é saber que quando são todos apanhados os sentimentos corporativista vem ao de cima e são piores que uma alcateia de cães raivosos. Quando é só um, parecem vampiros num banco de sangue. Pelo menos os seus parceiros europeus quando são apanhados são por uns largos milhares. É a tacanhez do tuga ao extremo.

posted by JAK | 2:16 da tarde

 

Partida, largada, fugida Santana Lopes iniciou hoje, oficialmente, a sua corrida para a presidência. O rei está morto, viva o rei. Se não, está o Santana resolve.

posted by JAK | 1:48 da tarde

 

Assassinos selectivos? Alguém tem duvidas. Mais uma vez o governo de Sharon revela a sua humanidade e desejo pela paz e resolve tentar assassinar(n?o houve julgamento) mais um elemento do hamas no dia em que, apesar dos 150 palestinianos levados para a tortura, estes revelaram a sua disposiç?o para declararem um cessar fogo de 3 meses. Como consequência deste brutal ataque as ?nicas pessoas que morreram foram dois inocentes esquecidos pelo tzahal. Mas nunca ninguém ouviu falar de terrorismo de estado. Hein Real.

posted by JAK | 9:32 da manhã

 

O meu blog migrou e ninguem me avisou! Por este motivo ontem estive ausente.

posted by JAK | 9:23 da manhã



terça-feira, junho 24, 2003  

1º Prémio das piadas maldosasA Bomba Inteligente arrisca um nome para o pipi. Mais engraçado seria se ele fosse o Paulo Portas.

posted by JAK | 4:32 da tarde

 

Olha quem!"Eu tenho uma velha mania que é tentar distinguir os argumentos, as informações, mesmo as boas frases, da ganga. E tenho um velho hábito, aquele que é para mim o fundamento da sociedade liberal em que quero viver, de ouvir os outros. Não, não é caridade cristã, nem dar a outra face, é curiosidade, gosto pela discussão, e uma palavra pouco ouvida neste universo de grandes excitações – tolerância. Excluo da tolerância a estupidez e a ignorância arrogante." JPP in Abrupto
Volta a dúvida sobre a identidade do JPP abruptiano.

posted by JAK | 3:55 da tarde

 

Baixo nível Venho expressar aqui a minha tristeza relativamente aos últimos posts de uma certa direita reaccionária que vai imaginando insultos onde eles não existem e demonstram uma total ignorância e baixo nível intelectual sobre o assunto em causa. O post que tanta celeuma provocou nunca teve a intenção de insultar o Valete de Fratres acusando-o de nazi. O propósito do meu post foi de demonstrar a demência ou talvez a simples estupidez(que infelizmente se alastrou a outros blogues mais sensíveis a propaganda difamatória) de quem tenta colar esse rótulo aos partidos de esquerda onde se encontra o meu(PS) ao qual orgulhosamente pertenço. Da minha parte esta será a última menção a este assunto mas estou certo que não será a última para os restantes blogues.

posted by JAK | 2:01 da tarde



segunda-feira, junho 23, 2003  

Também sou gente Gostaria de saber qual foi o critério utilizado pelo Público na escolha dos blogues a serem citados no artigo de hoje? É certo que a exclusão do Linhas surtiu espanto na blogosfera mas houve outras omissões bem mais gravosas. A quem é que se tem de pagar para que se abra o Público com uma reportagem sobre O Meu Pipi

posted by JAK | 6:56 da tarde

 

Regresso de férias Regresso hoje da Arrifana( he he he, sol e praia). Peço desculpas por não ter dito nada mas tal não me foi possivel. O Blog proseguirá como de costume. A versão diária é retomada.

posted by JAK | 6:48 da tarde



terça-feira, junho 17, 2003  

Heil Valete Não sei o que pensar do seu último post. O homem está desvairado.

posted by JAK | 3:54 da tarde

 

Canonização da NIKE já Devido ao ataque sem tréguas do jaquinzinho vou me demorar um pouco mais neste post. Eu também li o texto de que se fala. Será que a questão que se põem é tão simples assim? Penso que não. Apesar dos benefícios que as multinacionais levam a países subdesenvolvidos a questão é mais complexa que a simples aritmética dos números económicos. Mesmo essa aritmética tem mais que lhe diga mas irei abordar essa questão no seguimento do post. A razão principal das deslocações para países subdesenvolvidos das grandes multinacionais não é a caridade e a luta contra a pobreza mas sim a exploração dessa pobreza. Se não fosse assim porquê deslocar? Um trabalhador Vietnamita não tem direitos, não tem horário e não tem condições no local de trabalho. O jaquinzinho diz que estas são melhores que as que eles encontram nos campos de arroz. Serão? Talvez. Mas porque é que os padrões utilizados nas fábricas situadas em países desenvolvidos não são impostos nos países de terceiro mundo? Porque o pobre trabalha onde lhe mandam e não protesta. Um vietnamita é dos povos mais pobres da terra em que o PNBpc é de apenas 410$ tendo os seus índices de desigualdade bastante elevados. Dizer que as multinacionais não exploram os seus trabalhadores pois possibilitam que eles adquiram bicicletas após três anos de trabalhar na fábrica é gozar com quem é pobre. Quando esta é a bitola de crescimento económico e de desenvolvimento o mundo vai de mal a pior. Se o ilustre jaquinzinho for observar os dados relativos ao vietname poderá constatar que apesar da percentagem da população que vive com menos de 1 dólar ter diminuído substancialmente, a percentagem que vive com menos de 2 dólares quase não se alterou. Acredito que ao fumar o seu maço de cigarros diários este seja um valor razoável a pagar a um chinoca lá no cu do mundo. O problema não é o investimento em países subdesenvolvidos. O problema está que nós como pessoas civilizadas temos de bater o pé quando as nossas multinacionais deslocam as suas indústrias para chular uns pobrezinhos sem dinheiro nem direitos. Especialmente quando esses produtos são fabricados para o uso dos mais privilegiados. Como pessoas civilizadas não deveríamos vestir o que foi feito por crianças que nem idade tem para ir à escola na Europa. Não deveríamos patrocinar governos corruptos e sanguinários. E nunca deveremos baixar os padrões do humanamente decente apenas para comprarmos uns sapatos de marca.

PS – Devo acrescentar, que a NIKE não possui uma única fábrica de sapatos em todo o mundo gerindo apenas a sua marca. É ver os preços praticados pela NIKE, imaginar o custo de um sapato feito no Vietname e obtemos o lucro. Não produzem certamente no Vietname para podermos comprar mais barato os seus produtos.

PS 2 - O Intermitente e o Valete mais parecem o Cassete Carvalhas. Tudo o que é despejado pelos americanos vem cá parar.

posted by JAK | 2:52 da tarde



segunda-feira, junho 16, 2003  

The patriot III o Valete continua a escolher os textos mais disparatados para postar no seu blog. Desta vez defende que a exploração dos países de 3º mundo por parte das multinacionais é afinal de contas caridade para aquela gente. Os meninos de 6 anos agradecem terem de estar a trabalhar mais de 10 horas para merecer a caridade da Nike. Aqui se vê a moral dos liberais de direita.

posted by JAK | 4:45 da tarde

 

1000º CLIENTE Assinalo aqui com grande espanto meu que que o site ultrapassou os mil page views. Há muita gente desorientada na blogosfera portuguesa.

posted by JAK | 3:33 da tarde

 

Descanso inoportuno Paulo Portas afirmou numa entrevista recente que foi a Nossa Senhora de Fátima que impediu que o petróleo do “prestige” chega-se ás costas portuguesas. Ontem ela devia estar a dormir pois os bidões do “Nautila” continuam a dar à costa e a merda de porco flúi alegremente para as praias portuguesas.

posted by JAK | 3:20 da tarde

 

Francisco Assis Diz ele na SIC Notícias que o problema do último governo PS foi de não terem sido feitos acordos parlamentares ou coligações com outros partidos políticos. Para meu espanto o partido ao qual ele se referia era nem mais nem menos o PP. Quem diz uma barbaridade destas não compreende o seu eleitorado e a razão pela qual foi eleito. Numa altura em que cada vez mais os partidos do centro se confundem aos olhos do eleitorado qual é o sinal que seria dado por tal coligação? Qual seria a diferença dessa coligação da coligação actualmente no governo? O voto no PS, para o eleitorado fixo é um voto na esquerda e mas também um voto contra a extrema-direita representada pelo PP. Alguém imagina o Paulinho das feiras como braço direito de António Guterres? Só mesmo Francisco Assis. Devem-lhe ter batido com força a mais. O descrédito nas instituições democráticas e nos políticos começa quando o poder pelo poder é o único propósito dos partidos pondo de parte os valores ideológicos que defendiam e o espírito do voto de cada eleitor.

posted by JAK | 3:02 da tarde

 

The Patriot II Na linha dura do pró-Bushismo(temos de ter respeito pelos EUA e demarcá-los do seu presidente), o Valete postou um texto de Paul Johnson que me deixou arrepiado. A aclamação do novo império americano como um império de libertação cheira-me a discurso de ditador barato a tentar vender o seu peixe aos mais simples de espírito. Já os discursos comunistas falavam da libertação dos povos do capitalismo selvagem. Também todas as ditaduras militares fascistas, ou não, tinham o discurso da libertação dos povos do monstro comunista. Aos senhores da guerra só peço uma coisa. Quando me vierem libertar, deixem recado que eu depois telefono.

posted by JAK | 11:14 da manhã

 

The Patriot O Valete de Fratres nos dias que correm mais parece o ponto de escuta das baboseiras neo-conservadoras, americano-servis que se escreve por ai. Até temos direito ao discurso do grande orador GWBush no dia da bandeira americana. Para quem não ligou puto ao dia de Portugal, transcrever o discurso do dia da bandeira Americana não revela nada da subjectividade com que o Valete escreve os seus posts pró-pró-americanos.

posted by JAK | 11:01 da manhã



quarta-feira, junho 11, 2003  

Jay Leno "Hillary said that when she first set eyes on Bill Clinton back in college he had a beard and he reminded her of a Viking - which is perfect because she reminded him of Iceland," - Jay Leno, the Tonight Show.(sacado daqui)

posted by JAK | 3:08 da tarde

 

Benfiquinha para onde vais? Camacho aposta tudo...para sair do Benfica. A nova cartada é a possível contratação de um coxo da 2ª divisão espanhola. E já tem 24 anos, portanto nem promessa é. A única promessa que se vê é a de mais um ano a lutar por um lugar na UEFA. De Espanha nem bons ventos nem bons casamentos(ou mesmo coxos), já dizia a minha mãe.
PS- Marcou 12 golos em mais de 30 jogos. Não sei se é verdade mas parece-me que o Marcelo marcou mais no tempo que esteve no Benfica.

posted by JAK | 2:57 da tarde

 

Casa Pia Alguém percebe porque é que neste escândalo só se ouve falar de pessoas conhecidas. Numa rede tão grande e antiga não há pessoas envolvidas que sejam perfeitas desconhecidas?

posted by JAK | 10:56 da manhã

 

Dez de Junho? Eu não sou propriamente um ferrenho patriótico. Até prefiro que o Santana Flopes seja PR a continuar na CML. Tenho por vezes as minhas birras com este país. Mas acreditem que não conseguiria viver em nenhum outro lado do mundo. É por isso que me chocou a falta de interesse manifestada pelos principais órgãos de comunicação social pelo feriado de 10 de Junho. Eu também não fui a nenhuma manif ou celebração mas os jornais tem outros deveres e obrigações. No Público, 10 de Junho só o do cabeçalho. E nos restantes o mesmo. E a mim é que me chamam de Bife!

posted by JAK | 9:36 da manhã



segunda-feira, junho 09, 2003  

Falcões contra falcões O intermitente e outros compadres seus, acusam já os palestinianos de serem os responsáveis por um futuro falhanço do processo de paz. Será mesmo assim? Apesar dos louváveis esforços(vá-se lá saber porquê) de Sharon para relançar as negociações para a paz não nos podemos esquecer de quem foi e é o primeiro ministro israelita. E se nós não devemos, os palestinianos não esquecerão nunca os actos bárbaros cometidos pela suposta pomba. Não será fácil, com este primeiro ministro israelita, para Abú Mazen controlar os radicais islâmicos, muito menos com o que resta das suas forças policiais a serem constantemente alvejadas pelo Tzahal. Se nem países como a Espanha e a Grã-Bretanha com as suas policias e exércitos o conseguem, como é que um estado destroçado como o palestiniano o vai conseguir? Pena é o assassinato de Rabin. Com ele tudo seria mais fácil e melhor.

posted by JAK | 3:55 da tarde

 

"Product Development" Uma companhia áustriaca decidiu lançar recentemente uma marca de charutos feitos a pensar nas mulheres, amantes deste vício tido até agora como masculino. Chegou-me aos ouvidos que quem está por trás desta ideia é a Mónica que tenta assim facilitar o trabalho a todas as suas colegas estagiárias espalhadas pelo mundo. Entretanto por cá, a revista de compras por catálogo Vitrina Mágica, requereu uma providência cautelar sobre a distribuição dos charutos tentando desta forma proteger a patente do design do seu massajador facial.

posted by JAK | 2:28 da tarde

 

Santana "flopes" strikes again Para espanto de...ninguém, a grande iniciativa que viria a revolucionar a vida dos lisboetas amantes da natureza foi um flop. Nem os próprios polícias, que se encontravam a cortar o trânsito, sabiam o que se estava a passar por ali. Eu ainda dou crédito ao Santana no campo das boas ideias, mas irrita-me que ele dê cabo delas quando as tenta pôr em prática. Eu sou apologista de cortar o trânsito no Bairro Alto, em Alfama e noutros bairros mais. Eu até fechava a Baixa! Mas têm que ser feito de forma a não comprometer o bem-estar das pessoas. No caso de Monsanto o problema foi outro. O problema foi não compreender para que serve Monsanto. Ninguém quer passear por Monsanto em comboios turísticos. Ninguém quer passear de charrete pelas estradas de Monsanto. Ninguém quer ir correr ou passear no asfalto de Monsanto. As pessoas querem usufruir do interior de Monsanto. Dos espaços verdes, dos caminhos de BTT, dos circuitos de manutenção, dos parques infantis e restantes espaços verdes. Quantas vezes já não passámos todos pelas estradas de asfalto de Monsanto. Milhares? Quantos de nós já usufruímos de tudo o que o Monsanto tem para oferecer? Com certeza muito poucos. Ao cortar o acesso aos utentes das principais atracções de Monsanto a CML arrisca-se a tornar Monsanto num parque fantasma. Gostava de ver a reacção do PSL se fechassem o acesso a viaturas ao Gigi. Quantas tias estariam à espera da charrete e do comboio turístico com carrinhos de crianças ao colo sob um sol abrasador? O segredo caro Santana é criar mais atracções em Monsanto e torná-lo seguro. Só assim terá um Monsanto cheio de crianças e adultos.

posted by JAK | 11:34 da manhã

 

De semi-deus a deus No Público de hoje lê-se: - Alberto João Jardim promete travar na Madeira "o avanço da neo-subversão" - e acrescenta - "Tudo o que for considerado fenómenos que visam pôr em causa a democracia representativa será claramente combatido pelo meu Governo. Em circunstância alguma, poderei consentir fenómenos corporativos organizados." - Eu pergunto-me de que democracia representativa está ele a falar? E já agora, a UE não proíbe os monopólios? Então porque é que o Jardim pode ter o monopólio dos fenómenos corporativos organizados? Estas graçolas do Alberto João vêm em consequência da transferência de alguns serviços da administração da justiça para a esfera do governo regional. Quando for a vez dos serviços fiscais então ai é um ver se te vias.


posted by JAK | 10:59 da manhã



sexta-feira, junho 06, 2003  

Brilhante A crónica do MST no Público vem reforçar( cof, cof ) a ideia do meu post "Manipulação jornalística?". Com menos jeito do que eu( cof cof cof), ele descreve a realidade que muitos ainda não conseguem ver. O orgulho é lixado.

posted by JAK | 3:46 da tarde

 

"É a Blogosfera estúpido" Nos últimos dias tenho sentido uma crispação crescente entre vários bloguers pertencentes à blogosfera nacional. O que já foi descrito como o renascer das tertúlias de café, está-se a tornar nas antigas rixas de rua do princípio de século. Mais uns posts e fazemos um remake, tipo realaty show, dos gangs de NY. Já estou a ver os infames a entrarem no Rossio pelos Restauradores, os Marretas pela rua do coliseu, o Liberdade pela rua do Ouro, os Bloguistas de Esquerda pelo Chiado, os Relativos pela Prata e o meu Pipi pela do animatógrafo. O Rossio banhado a sangue. Um dos primeiros posts dos infames que li, foi também um dos primeiros blogs a que acedi, caracterizava a blogosfera como um meio privilegiado para a escrita contestatária e critica. Aqui era possível fugir aos grilhões intelectuais e criativos existentes nos jornais. Desde quando é que colocar um camarada bloguer na esfera da extrema direita dá direito a insultos gratuitos e infantis? Desde quando é que uma critica dá direito a ameaças de porrada? Desde quando é que a estupidez merece um post de 50 linhas? Que tal recentrar os nossos objectivos e voltar ao que interessa e o que nos move a todos. Não, não é conhecer gajas.

posted by JAK | 3:05 da tarde

 

Desprezo pelo futuro II Ainda lembrando o dia mundial do ambiente(tristemente esquecido por todos), uma história tenho de contar. Ela é reveladora da ignorância e estupidez que ainda varre a nossa sociedade. Um Eng. do Ambiente estava à conversa com um Eng. Civil já de alguma idade. A conversa centrava-se na possível necessidade de ter de se efectuar estudos de contaminação de solos no local de uma futura empreitada. A resposta do Eng. Civil foi rápida e firme: O nosso trabalho é acabar a obra e não emperrar todo o processo. Acrescentou ainda que as leis não eram para ser seguidas à letra mas sim para se ter uma ideia do que fazer. Acabou a conversa afirmando que essas leis são feitas apenas para chatear e atrasar as obras. Este era um Eng. sénior e o outro não. Quem levou a sua avante? É fácil de prever. Enquanto se olhar para as leis ambientais como leis menores, o futuro de todos nós está ameaçado.

posted by JAK | 11:47 da manhã

 

Por falar na Edite Alguém me explica a necessidade do Santana Flopes gastar centenas de contos a anunciar que vai plantar umas papoilas no seu canteiro no Marquês de Pombal? Por falar em propaganda paga pelos munícipes! Tenho quase a certeza mesmo que a CML do PPD/PSD/CDS/PP/PM( tanta coisa para destronar o bochechas júnior ) é tido neste momento, pelas principais agências de publicidade, melhor cliente do que a própria Nike.

posted by JAK | 11:17 da manhã



quinta-feira, junho 05, 2003  

Manipulação jornalística? Só não vê que não quer. O Valete de Frates insurge-se hoje contra o que ele diz ser, uma claríssima manipulação jornalística por parte da imprensa europeia em relação às declarações do Sr. Wolfowitz. Para mim cada vez é mais claro o seu discurso. Os EUA atacaram o Iraque e não a Coreia do Norte pois um prolongado bloqueio económico ao Iraque iria aumentar os preços do petróleo e prejudicar a sua recuperação económica. Ao atacar o Iraque, os Estados Unidos controlam o preço do petróleo, mantendo-o baixo, dão um empurrão à sua economia com o aumento dos gastos públicos e com os contratos milionários para a reconstrução do que eles alegremente destruiram e tornam-se na maior potência na região. Em relação aos objectivos iniciais gostaria de saber quais foram atingidos. Livrar o mundo da ameaça química e biológica iraquiana? Onde está? Libertar um povo escravizado, melhorando a sua condição de vida? Vamos a ver? Eliminar o financiamento da Al-Qaeda? Aumentaram a sua base de apoio. Desculpem-me, mas tirem a cabeça da areia.

posted by JAK | 3:37 da tarde

 

Desprezo pelo futuro Ainda sobre a questão dos direitos. apontados pelos infames como frívolos, o site da TSF noticia que milhões de pessoas morrem por falta de água no mundo. Quando se têm sempre um copo de água à disposição é fácil abstrairmo-nos das misérias dos outros.

posted by JAK | 2:59 da tarde



quarta-feira, junho 04, 2003  

A esquerda é fixe a direita que se lixe No Sábado passado estava a jantar com amigos e já no seu fim um deles recebe um telefonema. Era um convite para partirmos dali para uma festa de casamento. Uma festa de casamento????? Entre o Suave e um casório surpresa a opção não foi difícil ( ainda mais ao preço que a leca anda). Ainda não tínhamos estacionado o carro na António Augusto Aguiar já a musica se ouvia do 1º andar. Entramos a medo. Sim é verdade, somos um bocado atados, e entrar a meio de uma festa de casamento de pessoas que não se conhece nem de vista é um stress. Quando lá entrei reparámos que já lá tinha estado antes. Na famosa Lisboa fora-de-horas. E agora como antes entrámos como se a casa fosse nossa. Dj profissional, copos à discrição, comida fabulosa, amalgama de estilos e nacionalidades e um espírito de festa como é difícil encontrar. Sai como entrei(talvez um pouco mais com os copos). Não cheguei mais uma vez a conhecer a dona daquela “minha” casa. É bom ser de esquerda, ou então conhecer malta muito esquisita.

posted by JAK | 11:05 da manhã

 

Verdades escondidas Os infames resolveram dar tiros nos pés depois do fim-de-semana. Imagino que não sendo praticantes heterossexuais, e tendo muito tempo livre, as noites tendem a ser violentas para o fígado e para a razão. O post sobre Direitos do dia 03 Junho deu-me pele de galinha. Compreendo que a tentação de fazer uma piada é grande, eu também tento sempre que posso(desgraça quase sempre), mas também sei que com as piadas vem muitas verdades. Ainda mais quando se tem em mente registos passados. O Pedro Mexia diz “Às vezes o PP tem estes deslizes de discurso que dão razão a certas críticas da esquerda. É pena”. Eu acrescento que a frase é aplicável à maioria da direita.

posted by JAK | 10:41 da manhã



terça-feira, junho 03, 2003  

Exagero ou realidade A nova discussão bloguista tem-se centrado na questão de, o que é ser de esquerda. Zé Mário do BDE afirma que a esquerda ainda acredita na humanidade. Eu partilho dessa opinião e acrescento que a esquerda na sua maioria é o garante e o poço da moralidade social. Não dos falsos moralismos, que se confundem com os bons costumes inscritos na bíblia do jet-set, mas aqueles que permitem uma sociedade avançar coesa para o futuro. Sentimentos como a solidariedade, a partilha, o voluntarismo entre outros são abraçados pela esquerda de uma maneira mais aberta e desinteressada. Resumindo, penso que a capacidade para o altruísmo é superior na esquerda do que na direita não implicando que a primeira tenha o monopólio dele. Veja-se apenas as diferenças no estilo de governação e as diferenças nas medidas adoptadas pelos governos PS, PSD.

posted by JAK | 4:57 da tarde

 

Política tosca Quero felicitar, antes de começar a escrever o post em si, os criativos do contra informação pelo nome dado ao Santana Lopes. Isto porque todas as acções que saem daquele cabeça são mesmo um real Flope. Gel a mais deve travar o normal funcionamento daquela cabecinha. Estas campanhas populistas do Santana não convencem ninguém pois os seus efeitos são nulos ou negativos. À partida fechar monsanto era uma ideia que eu apoiava mas depois fui ao parque do Calhau no fim-de-semana e os carros não só enchiam o espaço anexo como faziam fila para estacionar no próprio jardim. Qualidade de vida? Outra medida que eu sempre defendi era o fecho do BA a todos os carros. Santana o fez, mas mal. Arrumou o BA apenas para proveito da EMEL, pois ninguém está contente com esta medida. Cortam os lugares mas não dão alternativa. Não há lugares, não há transportes( o táxi não conta quando se mora em Miraflores e se vai sozinho para lá), começam a cobrar os parques periféricos( Cais do Sodré), entre outras trapalhadas. Qualidade de vida? Só para os Administradores da EMEL.

posted by JAK | 2:19 da tarde

 

Férias num mar vermelho O Tiago Tibúrcio ( não, não é o das anedotas), num dos seus posts surpresa, apresenta uma pergunta interessante e sempre actual. “Devemos querer visitar um país onde sabemos que vigora um regime repressivo, conhecendo inclusive que obtém do turismo uma das suas principais fontes de receita? Ou, pelo contrário, é razoável pensar que quantos mais visitantes esse regime tiver mais probabilidades haverá de ser exposta a situação de violação dos direitos e liberdades dos que lá vivem, apesar do esforço das autoridades em ocultar esta realidade?” No meu entender a resposta é simples. NÃO, não devemos. Partindo das perguntas do TT é fácil entender porquê. Primeiro, Porque o dinheiro do turismo fortalece sempre o regime, sendo uma importante fonte de divisas, a população raramente vê um tostão e pouco é investido na melhoria das suas condições de vida. Segundo, não imagino nenhum bife, que vai em turismo com os filhos à caça de um cancro de pele, chegar a casa e fazer reportagens sobre as torturas e violações aos direitos humanos que ocorriam nesse país enquanto ele arrasava na piscina com o seu colchão em forma de crocodilo. Quantas viagens de finalistas já se realizaram em Cuba? E qual é sempre o comentário de quem chega? Buéda fixe, grandas bezanas, todas as cubanas são putas mas ela até gostam, eles são pobres mas felizes na sua condição, o sistema de saúde é o melhor do mundo e não pagam a educação. Estes argumentos mais parecem os argumentos de quem defendia o Estado Novo. Não nos enganemos. Não é o interesse em desmascarar um regime ou o dever cívico de observar os horrores do mesmo que fazem com que as pessoas viagem para esses países. É o egoísmo de quem quer ter umas férias baratas entre palmeiras e o gozo de trocar uns artigos locais por um punhado de canetas ou umas folhas de papel que faz as pessoas compactuarem com regimes assassinos e sanguinários.

posted by JAK | 9:38 da manhã



segunda-feira, junho 02, 2003  

O pedro e o lobo Por mais que os americanos e os ditos pró-americanos (mentaly chalanged), que por cá escrevinham nos principais jornais, tentem camuflar o facto, é óbvio para todos que a Guerra do Golfo foi uma birra presidencial muito bem embrulhada num papel de ameaça global com um laço de luta ao terrorismo. Como se previa esse pacote vinha armadilhado qual prenda do unabomber. Agora é vê-los a tentar apanhar os bocados espalhados por ai. As frases mais divertidas vêm dos próprios americanos. Tentam impingir-nos camiões da Barraqueiro como sendo laboratórios ambulantes de fabrico de armas químicas, que os iraquianos mesmo que não tivessem as ditas armas podiam-nas facilmente fabricar em poucos dias (com certeza nos laboratórios super avançados que todos vimos na CNN) entre outras baboseiras que só as mentes mais “iluminadas” como as de JPP ou de JMF conseguem assimilar. Apesar das mentiras todos afirmam felizes pela deposição de Sadham. Como se isso justificasse o atropelo do direito internacional e como consequência a morte de milhares de iraquianos inocentes. Folgo em ver que os ingleses, ao contrário dos americanos, não divinizam o seu presidente e pedem agora explicações a Blair. Espero que a Europa reaccionária de direita aprenda uma valiosa lição daqui, pois a próxima prenda americana vem a caminho e o cartão já está escrito. From Iran with love

posted by JAK | 11:23 da manhã

 

A super secreta Foi com orgulho que Paulo Portas anunciou o reforço do contingente da NATO situado em Oeiras pelo super navio espião americano. Este navio possui o mais avançado dispositivo de comunicações do mundo. Agora é que ninguém pára a secreta militar.

posted by JAK | 10:51 da manhã

archives
links